sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Cantigas de roda: Eu sou pobre de maré

O Pobre e o Rico
As crianças se dispõem em fileira e, distante uns dez passos, fica a que vai ser a "pobre". A fileira "rica" avança e canta:
Eu sou rico, rico, rico,
De marré, marré, marré (outra versão:de mar é, mar é, mar é)(ou ainda: De mavé, mavé, mavé)
Eu sou rico, rico, rico,
De marré, de si. ( de mavé, descer)
A "pobre" canta:
Eu sou pobre, pobre, pobre,
Vou-me embora, vou-me embora
Eu sou pobre, pobre, pobre,
Vou-me embora, vou-me embora.
A fileira "rica" canta:
Eu sou rico, rico, rico,
Vou-me embora, vou-me embora
Eu sou rico, rico, rico,
Vou-me embora daqui.
A fileira "pobre" avança e diz:
Dai-me um destes meninos, (em outra versão: Dai-me uma de vossas filhas)
Vou-me embora, vou-me embora.
Dai-me um destes meninos,
Vou-me embora, vou-me embora.
E a fileira "rica":
Escolhei a que quiserdes
Vou-me embora, vou-me embora,
Escolhei a que quiserdes
Vou-me embora daqui.

A brincadeira
A pobre vai sucessivamente engrossando suas fileiras até que a rica vira pobre. Invertidos os papéis, o brinquedo recomeça.


O Pobre e o Rico,Segunda Versão:
As crianças se dispõem em fileira e, distante uns dez passos, fica a que vai ser a "rica". A fileira "pobre" avança e canta:
Eu sou pobre, pobre, pobre
De marré, marré, marré(outra versão: de mar é, mar é, mar é)(ou ainda: De mavé, mavé, mavé)
Eu sou pobre,pobre,pobre
De marré, de si.(de mavé, descer)
A fileira "rica" avança e canta:
Eu sou rico, rico, rico,
De marré, marré, marré
Eu sou rico, rico, rico,
De marré, de si.
A "rica" canta:
Quero uma de suas filhas
De marré, marré, marré
Quero uma de suas filhas
De marré, de si.
A "pobre" responde:
Escolhei a que quiser
De marré, marré, marré
Escolhei a que quiser
De marré, de si
A "rica" canta:
Eu quero a Fulanazinha
De marré, marré, marré
Eu quero a Fulanazinha
De marré, de si
Indaga a "pobre":
Que ofício (vai dar)dará a ela?
De marré, marré, marré
Que ofício dará a ela?
De marré de si.
Responde a "rica":
Dou ofício de ...( sugere-se uma profissão como, por exemplo, costureira)
De marré, marré, marré
Dou ofício de ...
De marré,de si.
Retrucam as "pobres", aceitando ou renegando o ofício proposto:
Esse ofício não me agrada( ou esse ofício me agrada)
De marré, marré, marré
Esse ofício não me agrada( ou esse ofício me agrada)
De marré de si.
Toda vez que um ofício é aceito, uma das filhas pobres passa para o lado da rica e a brincadeira segue, até que todas passem para o lado rico, quando então se encerra a brincadeira cantando:
Eu, de pobre fiquei rica
De marré, marré, marré
Eu, de pobre fiquei rica
De marré, de si




IR PARA O MENU DAS CANTIGAS



Um comentário:

Deixe aqui seus comentários, sugestões de atividades e melhorias que podemos implementar no blog. Serão muito bem vindos e avaliados com carinho.